Notícias

24/09/2014

Uso de antibióticos na infância associado à obesidade

Uso de antibióticos na infância associado à obesidade

Um estudo avaliou o efeito crônico do uso de antibióticos na infância associado com a obesidade na infância. Foram avaliados 64.580 crianças utilizando registros de saúde eletrônicos de 2001 a 2013 na área urbana da Filadélfia, Pensilvânia e região. Todas as crianças com visitas anuais na idade de 0 a 23 meses e uma ou mais visitas nas idades entre 24 e 59 meses foram incluídas no estudo. O uso de antibióticos prescritos foi apurado até 23 meses de idade. A obesidade foi determinada por dados antropométricos usando as normas de índice de massa corporal (IMC) do National Health and Nutrition Examination Survey 2000.

Concluiu-se que a exposição repetida a antibióticos de largo espectro em idades entre 0 e 23 meses está associada à obesidade infantil. Como as infecções comuns da infância foram os diagnósticos mais frequentes co-ocorrendo com a prescrição de antibióticos de amplo espectro, a seleção do antibiótico usado na infância é um fator de risco potencialmente modificável para a obesidade infantil.

A obesidade em crianças e adultos está associada a significativas consequências para a saúde, tornando a prevenção um imperativo de saúde pública. A infância pode ser um período crítico, quando os fatores ambientais exercem um efeito duradouro sobre o risco de obesidade. A identificação de fatores modificáveis pode ajudar a reduzir esse risco.

 

FONTE: JAMA Pediatrics, publicação online de 29 de setembro de 2014