- Nutrição Esportiva

O público está cada vez mais se conscientizando da importância da alimentação e da atividade física para uma vida saudável. Apesar dessa preocupação é muito comum a falta de conhecimentos sobre o hábito alimentar, em buscar a nutrição ideal e adequada ao tipo de treino e rotina de trabalho e/ou estudos, enfim, de colocar isso tudo em prática. Por isso o acompanhamento com uma Nutricionista da área de esportes é essencial para a adequação de todas essas questões.

A Nutrição esportiva é a área que envolve a aplicação de princípios nutricionais para aprimorar o desempenho esportivo. A dieta adequada e balanceada visa atender as necessidades nutricionais das pessoas com fins de manutenção, reparo, crescimento e/ou desenvolvimento do nosso organismo e se negligenciada não resta dúvidas que comprometerá o desempenho e a saúde geral.

A forma como atletas e esportistas se alimentam ou hidratam-se pode afetar a velocidade, força, habilidade e o desempenho como um todo. As recomendações dietéticas para homens e mulheres com altos níveis de competição esportiva devem levar em conta: as demandas energéticas, exigências e fase do treinamento e preferências dietéticas individuais. O consenso geral estabelece que indivíduos engajados num programa de exercícios (3 vezes por semana, 30 a 60 minutos) não necessitem de nutrientes adicionais além daqueles obtidos em uma dieta balanceada podendo tipicamente encontrar suas necessidades de nutrientes pelo consumo de uma dieta normal. Por outro lado, atletas e esportistas com alto volume de treinos deveriam atentar para o consumo de alguns nutrientes, em especial carboidratos e proteínas. Diferente do que muitas pessoas pensam, as fontes alimentares ricas em proteínas são essenciais aos nossos músculos, mas sem quantidades suficientes de carboidratos o rendimento esportivo e recuperação máxima necessária estarão prejudicados.
 
A estimulação física para o desenvolvimento muscular é imprescindível para o aumento do tamanho das fibras musculares e para manutenção da definição dos músculos. A dieta é o apoio para o resultado esperado e ainda o controle necessário para a diminuição da camada de gordura subcutânea que cobre a musculatura. O exercício por si só estimula o crescimento muscular, mas sem dieta o resultado fica limitado. A alimentação adequada pode diminuir a camada adiposa do corpo, mas sozinha não estimula o fortalecimento e crescimento muscular. O exercício associado a uma dieta adequada pode remodelar o corpo, deixando-o esteticamente melhor e mais saudável.
  
Sendo assim, o estilo de vida envolvendo bons hábitos alimentares e a prática de atividade física regular são muito importantes, pois, na prática esportiva sempre se deve buscar uma dieta balanceada feita por um Nutricionista da área de esportes para que o organismo tenha o combustível adequado e consiga desenvolver as atividades sem prejuízo à saúde! Somente o profissional nutricionista está apto e autorizado para elaborar dietas. (Lei nº 8.234 de 17/09/1.991, DOU 18/09/1.991)
 
 
Solicite um orçamento a Assessoria Esportiva TREINO IDEAL através do e-mail contato@treinoideal.com.br ou telefone (31) 99232-8090 (Whatsapp) para saber mais.